- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Scott Burrows
-
Fabricantes: CKA Windows & Doors, Caesarstone, Centor, Dulux, Fisher & Paykel, Havit Lighting, Laminex, Lockwood, Mark Douglass, Miele, Reece, Timber Framed Doors
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura bureau^proberts cumpriu seu objetivo em preencher uma lacuna no mercado imobiliário de Brisbane - ou seja, casas bem projetadas, acessíveis e adequadas para famílias. Minka Twins são um par de casas de dois pavimentos e quatro quartos no norte de Brisbane. Reconhecidos como especialistas em residências de alto padrão, o projeto de Bureau^Proberts para as Minka Twins tem todas as proezas arquitetônicas que você esperaria encontrar a um preço muito mais alto.
Enquanto isso, o projeto das casas não era de forma alguma comprometido, como evidenciado por suas impressionantes fachadas com ripas. "Estávamos determinados a dar moradias aos moradores e à comunidade em geral que criassem certo engajamento com a paisagem urbana". Formas simples de telhado de duas águas e espaços habitáveis no sotão complementam a arquitetura do bairro circundante e o centro comercial próximo de Brisbane.
Influência asiática. O homônimo do projeto - Minka - faz referência a casas de fazenda japonesas. Essas habitações, como o "Queenslander", eram caracterizadas por sua forte conexão com a paisagem circundante. As geminadas Minka convidam à entrada, traduzindo o espaço inferior em espaços de convivência altamente funcionais e convidativos.
Tradicionalmente, as casas de fazenda japonesas eram construídas sem paredes ou, alternativamente, com grandes painéis deslizantes. Elevações íngremes também foram usadas para sinalizar as diferentes zonas dentro de cada espaço elevado.
Da mesma forma, a flexibilidade é o mote de Minka. Ambas as casas se envolvem fortemente com a paisagem por meio de uma série de folhas de vidro do piso ao teto que se empilham. Isso abre completamente os espaços de convivência para o exterior. Enquanto isso, os jardins internos obscurecem as linhas entre o interior e o exterior.
Eficiência em custo. O preço por si só não é a única vantagem desse projeto. É provável que a eficiência de custos continue durante toda a ocupação. Nos quartos superiores, as duas residências utilizam larguras de quarto individual, para promover o resfriamento passivo. Além disso, aberturas na altura total para varandas capturam a brisa de Brisbane.